SISTEMAS FFCLRP-USP

Retórica e Argumentação na Pedagogia


Departamento de Educação, Informação e Comunicação

O Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (CNPq/USP) foi criado por Marcus Vinicius da Cunha e Tarso Bonilha Mazzotti em 2002, sendo integrado por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior.

Em Ribeirão Preto, o Grupo de Pesquisa é responsável pelas atividades do Grupo de Estudos em História e Filosofia da Educação.



As investigações do Grupo de Pesquisa são norteadas pela concepção de que os textos que veiculam concepções educacionais cumprem a função de estabelecer a comunicação do autor com seus leitores, constituindo um conjunto de enunciados cujo significado só se compreende no contexto dessa interlocução.



Para examinar tais textos, o Grupo adota o referencial teórico da análise retórica, que engloba três elementos centrais: o ethos, o que diz respeito ao orador; o pathos, o que se refere às disposições do auditório; e o logos, que é o discurso, propriamente dito.



Por analogia com a situação retórica, entendemos que o autor do texto é como um orador, cujo auditório é composto por seus leitores; o texto, por sua vez, exprime a trama argumentativa que busca sensibilizar a audiência, apelando a seus componentes cognitivos e emocionais.



As bases teórico-metodológicas do Grupo encontram-se na “nova retórica” de Chaïm Perelman, bem como em diversos autores representativos do movimento de redescoberta da filosofia de Aristóteles iniciado na primeira metade do século XX, cujos desenvolvimentos vieram contrariar a interpretação escolástica do aristotelismo predominante até então.








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