SISTEMAS FFCLRP-USP

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde


Departamento de Psicologia

Caracteriza-se como um laboratório dedicado ao estudo, pesquisa e intervenções de temáticas relacionadas à Psicologia da Saúde e Diversidade Sexual. Investiga narrativas de sofrimento no contexto das doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes mellitus, anorexia e bulimia nervosa), transplante de medula óssea/transplante de células tronco-hematopoéticas, diversidade sexual, novas configurações familiares e adoção.

São integrantes do LEPPS alunos da graduação (de diversos cursos), pós-graduandos, pós-doutorandos e profissionais da área de saúde, contemplados com bolsas CNPq e FAPESP, além de auxílios de programas como Aprender com Cultura e Extensão e Projeto Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Esses integrantes contribuem para o expressivo numero de pesquisas e intervenções que são realizadas (em diferentes contextos das temáticas citadas) e para a considerável produção cientifica do Laboratório.

O Laboratório possui parcerias com instituições nacionais e internacionais, como com o INSERM (França), University of Alabama (EUA), National Cancer Institute do National Institutes of Health- NCI/NIH (EUA), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Hemocentro de Ribeirão Preto  e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Os trabalhos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados (em nível de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) têm obtido reconhecimento por meio de premiações em eventos científicos (Reunião Anual da SBP, SIICUSP, Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea, Prêmio Tese Destaque USP). 








Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900 - CEP 14040-901 - Bairro Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP -Brasil

Tel. 55(16) 3315-3670 | Fax. 55(16) 3315-9101 | E-mail: diretoria@ffclrp.usp.br | ffclrp@usp.br