SISTEMAS FFCLRP-USP
Nosso grupo dedica-se a estudar e pesquisar temáticas relacionadas à alfabetização, à leitura, ao letramento, às práticas pedagógicas escolares e à formação de professores. Nossas discussões estão fundamentadas nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz (pecheuxtiana), na teoria Sócio-Histórica do Letramento, nas contribuições de Roger Chartier, bem como nos estudos de pesquisadores da área das Ciências da Educação. As linhas de pesquisa vigentes são: Análise de Discurso, Alfabetização, Leitura e Letramento: discurso e práticas pedagógicas escolares; Interpretação, Autoria e Práticas Pedagógicas Escolares e Formação de Professores. O grupo, que é constituído por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores-colaboradores reúne-se semanalmente com a finalidade de debater e refletir sobre as problemáticas abarcadas pelas linhas de pesquisa acima elencadas. Atualmente dedicamo-nos a elaboração de um glossário de termos da Análise de Discurso, bem como a práticas analíticas de fatos e acontecimentos lingüísticos, decorrentes de pesquisas em andamento.
![]() ![]() | ![]() |
O atual projeto resulta da colaboração de pesquisadores da Área Epidemiológica e Operacional da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB). Participam pesquisadores de Escolas de Enfermagem, Faculdade de Medicina e de Odontologia, todas da USP de Ribeirão Preto, envolvendo Programas de Pós-Graduação de diferentes regiões do Brasil. Este projeto tem como objetivo avaliar a transferência de política do Tratamento Diretamente Observado (TDO) para o controle da Tuberculose (TB) em alguns municípios de diferentes regiões do Brasil. Considerando que a organização das ações de controle da TB ocorre de distintas formas, a depender do contexto político local, neste projeto, tomaremos como análise três dimensões que perpassam a transferência de políticas: informação, conhecimento e inovação. Na abordagem quantitativa será realizado um estudo de corte transversal nos municípios de João Pessoa (PB), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS). Os resultados deste estudo poderão oferecer subsídios para aprofundar conhecimentos e compreensão sobre o processo de transferência da política do TDO em diferentes contextos estaduais, regionais e municipais, contribuindo para o planejamento, organização, monitoramento e avaliação do TDO; contribuir para a formulação de políticas públicas em saúde quanto à avaliação da transferência de política do TDO no controle da Tuberculose e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos.
Apoio Financeiro: CNPqO presente projeto tem como objetivo investigar como o professor é discursivizado na atualidade pela mídia impressa no Estado de São Paulo e as consequências dessa discursivização para a (des)construção de sua(s) identidade(s). Para tanto, embarsar-nos-emos teoricamente sobre os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz francesa (A.D.), referencial teórico-metodológico que nos possibilita evidenciar as noções sobre sujeito, discurso, produção de sentidos e constituição de identidade(s), a partir de sua constituição pela ideologia e pelo contexto histórico-social e cultural. A A.D. busca desvendar nos acontecimentos linguístico-discursivos a determinação histórica dos processos de significação, tendo em vista o funcionamento e as condições de produção da linguagem. Ao pensarmos em identidade(s) docente(s), utilizaremo-nos dos estudos de Stuart Hall (2006), que propõe pensarmos identidades como identificações , posto que a(s) identidade(s) nunca são acabadas, fixas, mas sim mutáveis e heterogêneas. Enfatizando o discurso jornalístico, pretendemos mostrar como este pode afetar a(s) identidade(s) docente(s), uma vez que a(s) mesma(s) está/estão em constante processo de constituição. O processo metodológico constituir-se-á pelo corpus composto por depoimentos escritos, já coletados, de professores de cidades do interior do estado de São Paulo-S.P. - Brasil, referentes às suas impressões e compreensões, ao saberem como são discursivizados pela mídia impressa. Também farão parte do corpus desta pesquisa recortes decorrentes de notícias de jornais da localidade de Ribeirão Preto e de dois diferentes jornais de grande circulação nacional, dos anos de 2009, 2010 e 2011
Apoio Financeiro: FAPESPA preocupação com a formação continuada de professores, bem como a observação do avanço crescente e ininterrupto dos cursos de Educação à Distância instigou-nos a desenvolver um projeto de pesquisa que objetiva investigar, se e como, os denominados cursos de formação continuada à distância contribuem para o desenvolvimento do profissionalismo docente, conceito que para Pimenta e Lima (2007) corresponde ao comprometimento com o saber, dedicação com a preparação e execução das aulas, buscando além do domínio do conteúdo escolar, a apreensão de recursos teóricos e metodológicos para a transmissão, partilha e socialização dos conhecimentos. Deter-nos-emos, particularmente, sobre os que se propõem a formar professores alfabetizadores. Buscamos saber quais textos são disponibilizados e oferecidos para a leitura nos chamados materiais instrucionais ( apostilas ), bem como as características linguístico-discursivas que o constituem. Partimos do pressuposto de que as condições de produção da construção desses materiais didático-pedagógicos (textos contidos nos materiais instrucionais, apostilas ) e, nessa perspectiva, a escolha e o tratamento a eles dispensado pelos responsáveis, influenciam no processo de aquisição de conhecimentos dos sujeitos-professores em formação. O aparato teórico-metodológico que sustenta nossa investigação é constituído pela Análise de Discurso de matriz francesa, pelas contribuições de Roger Chartier sobre a questão da leitura e pelos estudos advindos de pesquisadores que se debruçam sobre a problemática da formação continuada. O corpus é formado por textos escritos (resumos, resenhas, textos completos, capítulos de livros, atividades) presentes nos materiais disponibilizados para os professores por dois diferentes cursos de Educação à Distância, oferecidos por diferentes instituições de Ensino Superior.
Apoio Financeiro: Pró-Reitoria de Graduação- USPMuitos professores universitários, ainda que detentores de um corpo de conhecimentos específicos, quando alçados à profissão docente, nem sempre apresentam atributos específicos da e para a docência, ação complexa, que exige saberes de diferentes naturezas, alicerçados tanto na cultura em que o professor se constitui e se produz como na compreensão teórica, que lhe possibilita justificar suas opções conceituais, suas práticas, suas relações com os estudantes, dentre outros fatores concernentes ao exercício profissional da docência. Considerando o pressuposto segundo o qual os saberes e os não-saberes constituintes da docência para o exercício profissional no Ensino Superior interferem na construção da(s) identidade(s) docentes(s), este projeto de pesquisa busca investigar os saberes de professores formadores que atuam na Educação Superior nas áreas de Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, História e Geografia, de Matemática e de Ciências em instituições públicas e privadas, em três diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nosso referencial teórico-metodológico é constituído pelas contribuições advindas de estudiosos das Ciências da Educação, particularmente os que se dedicam às pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores, e pela Análise de Discurso de matriz pêcheuxtiana. O corpus é constituído a partir de entrevistas e de depoimentos escritos, que versam sobre as seguintes questões: 1) Quais os conhecimentos específicos relacionados à docência que você considera importantes para sua prática pedagógica? 2) Relate experiências desenvolvidas em sala de aula que você considera importantes no processo de aprendizado dos estudantes. 3) Quais desafios cotidianos a docência lhe proporciona e como você os administra? .
Apoio Financeiro:Objetivamos construir um Glossário de termos de Análise de Discurso de matriz francesa que possa ser um material instrumental para estudantes de graduação e pós-graduação. Este documento será construído coletivamente, contando com a participação dos membros integrantes do GEPALLE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento. Nossa intenção é a de que o material possa ser disponibilizado através dos meios impresso e eletrônico..
Apoio Financeiro:Objetivamos investigar as relações que professoras alfabetizadoras estabelecem com as TIC(s) e como tais relações ecoam em seus saberes e fazeres pedagógicos, no atual contexto escolar do Ensino Fundamental. Outro propósito é o de pensar as consequências desses ecos para a (des)construção de suas identidades profissionais. Valemo-nos do aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, do referencial da História Cultural, proposto por Chartier e seguidores e da Teoria Sócio-Histórica do Letramento. Até o presente momento já foram coletados depoimentos e narrativas escritas de dez diferentes professoras de diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo. A estudante de graduação envolvida no projeto já está assistindo as aulas ministradas por essas profissionais e coletando os materiais didático-pedagógicos por elas utilizados em suas aulas. Nossa expectativa é a de que a presente pesquisa promova discussões sobre as relações e o uso da TIC(s), por parte das professoras alfabetizadoras, bem como tais fatores interferem em suas identidades profissionais
Apoio Financeiro:Este projeto tem por objetivo investigar a prática pedagógica do professor universitário, das áreas de exatas, humanas e biológicas.
Apoio Financeiro:Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Av. Bandeirantes, 3900 - CEP 14040-901 - Bairro Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP -Brasil
Tel. 55(16) 3315-3670 | Fax. 55(16) 3315-9101 | E-mail: diretoria@ffclrp.usp.br | ffclrp@usp.br