A mediação da informação estruturada em instituições culturais - Centro de Documentação
Apresentação
O projeto intituladoA mediação da informação estruturada em instituições culturais– busca analisar os diferentes níveis da mediação, entre vários dos seus conceitos. A mediação, apropriação terminológica aplicada à Ciência da Informação e da Documentação, poderá ser investigada como objeto, a partir de concepções de projetos de (ou para) intervenção social nas instituições curadoras da informação, na região de Ribeirão Preto. Especialmente, o projeto de pesquisa e docência procura identificar e comparar níveis de apropriações informacionais e propor a mediação da informação estruturada nessas instituições, inserido na linha Mediação da Informação, definida nos programas de graduação e pós-graduação nas Ciências da Informação (CI). Pretende, ainda, desenvolver aspectos da interface entre a Organização e Mediação da Informação. Busca compreender a relação dos níveis de mediação, realizada por profissionais, com os acervos e estrutura institucional.
O presente projeto, em elaboração, inicia-se na fase de pesquisa dos níveis de gradação das microrresistências da informação, estruturada nos acervos culturais.
Entende-se por microrresistências as descrições textuais, da imagem e do som, isto é, a informação estruturada (construída) a partir do registro, de oferta/conteúdo e da forma, pela qual está fixada em suportes e formatos variados – impressa ou digital – em que há procura/acesso para a demanda/transformação do conhecimento na sociedade atual. Dessa forma, pode-se visualizar o processo de apropriação realizando o ciclo vital da informação na sociedade. Assim, posicionam-se Maimone e Tálamo (2008):
“O valor da informação
Na ótica da cognição, a informação como fator condicionante para o processo de geração do conhecimento, exprime a passagem de um estado anômalo (deficiente) para um novo estado, ou seja, quando há necessidade de corrigir uma anomalia de conhecimento procura-se obter informações que a corrijam” (MAIMONE, TÁLAMO: 2008, p. 02)
As fases determinadas no projeto são: a análise documentária, comparações teóricas e bibliográficas das linguagens adotadas, além de desenvolver a observação e o acompanhamento das ações mediáticas dos agentes – profissionais da informação –, necessárias para realizar proposições acadêmicas.
Entende-se por estrutura a forma pela qual a informação está fixada em suportes variados, se houve tratamento diferenciado em forma impressa ou digital, cujas partes são coerentes e seus atributos informacionais podem constituir uma temática. Tais propriedades, nas instituições, são valorizadas no momento em que há procura do sujeito para a transformação do conhecimento.
Todavia, o emprego do substantivo estrutura para indicar os suportes, não se desfaz ao empregar o conceito estrutura social, política ou econômica para as ciências sociais, como sistema simbólico que se interagem. Não se trata, por isso, de definir um local físico, mas dirigir o olhar para a constituição de arranjos documentais das instituições na sociedade ou de uma política cultural pública.
A análise estará focada em diferentes níveis de estruturação da mediação da informação nas instituições curadoras da memória ou que se caracterizem como extensões da guarda e preservação de acervos na região de Ribeirão Preto.
Busca-se uma trajetória iniciada em municípios da antiga economia cafeeira, hoje dominada pela produção do agronegócio, baseado na cultura da cana-de-açúcar e da laranja.
[1] A Região Administrativa representa significativa participação no PIB do Estado (5%) e “polariza a atividade comercial e a prestação de serviços do seu entorno, que chega a extrapolar os limites estaduais” (SEADE, 2005). A região agrega 25 municípios, os quais possuem alto índice de crescimento multissetorial
[2].
Esta breve apresentação insere as questões das instituições representativas da memória documental como Bibliotecas, Museus, Arquivos e Centros de Memória. Contudo, para análise desse conjunto, não se deve desprezar as escolas estaduais públicas, muitas vezes centenárias, que possuem acervos de sua história e projetos da memória da educação em desenvolvimento.
2. Justificativa
A mediação e a informação, caracterizada por diversos conceitos explorados na literatura acadêmica da Ciência da Informação, embora atestem a importância da fundamentação teórica da área, ainda não se sedimentou nas bases das Ciências Sociais Aplicadas. Apesar de um real talento na aplicação de procedimentos técnicos – coleta, seleção, organização e preservação – para se realizar o acesso informacional, não raramente há dificuldades de aprofundamento das mediações das linguagens documentárias adotadas, das mediações profissionais com viés dos contextos culturais específicos e da sua ampla possibilidade de transformação do conhecimento no âmbito comunitário. Além disso, verificam-se problemas com a dispersão do conceito mediação na própria área das Ciências da Informação (Arquivo, Biblioteca e Museu) e dificuldades em focar, nos campos de trabalho, as diversas tipologias de práticas da Mediação. Em contrapartida, no anonimato institucional e dos profissionais mediadores, apresentam-se várias experiências especiais.
Talvez um dos critérios a ser adotado esteja localizado a partir da crítica do profissional da informação ao investigar, observar, analisar e, principalmente, considerar o ponto de vista do usuário, em seus meios particulares de apropriação, no trânsito social das instituições públicas ou privadas.
No panorama descrito no presente projeto de pesquisa, há destaque para a inserção das disciplinas: Mediação e recepção da informação e Mediação Cultural: organização de acervos e produtos (optativa) no Curso de Ciências da Informação e da Documentação - do DEDIC/FFCLRP - em que se constatou, no programa disciplinar, que houve uma preocupação com o crescimento da ampliação do conceito nessa área de conhecimento.
Numa breve avaliação, pode-se afirmar que essa dinâmica deveu-se pela observação da aproximação teórica dos autores da área com o objeto da CI, e evidenciam-se o fenômeno da informação no âmbito medial, os contextos políticos, culturais e éticos do ponto de vista global e local.
No quadro a seguir, observa-se a relação dos projetos anteriores de docência (2004/2006) com o atual (2007/2012):
Projeto
2004/2006
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Foco teórico:
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Objetivos
Reconhecimento do papel institucional
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Aproveitamento
Verificação
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Título: No corredor do café: as mediações das linguagens documentárias para as transformações das inst.-memória
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Papel das
Linguagens
Documentárias
Nas instituições-memória do Oeste Paulista
Aplicação:
Disciplinas da Representação e Temática ministradas. Apoio teórico da Profa. Marilda G. Lara (ECA/CBD/USP/SP)
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Observação de vários Acervos das Instituições-memória, proporcionados pelas visitas técnicas realizadas: Biblioteca Nacional, IEB, Museu da Inconfidência, entre outros.
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Acervos, classificação e indexação, junto às Instituições – Arquivo Público de Museu Histórico e do Café de Ribeirão Preto.
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Projeto
2007/2009
(continuidade do projeto anterior)
Atualização do projeto com a Implantação do Centro de Documentação e Memória da Mogiana
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O foco procurou equilibrar os critérios da busca da informação e da representação, em conjunto com a comunidade da cidade e região.
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Pesquisa aplicada aos acervos dos Museu Histórico, Museu do Café de Ribeirão Preto e acervo da EE Otoniel Mota com projeto de implantação de
Centro de Memória da Educação.
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Centro de Documentação e Memória da Mogiana Fazenda Santa Cecília (2012)
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Evitou-se a dispersão conceitual e incoerência com características direcionadas aos campos de interface, à margem do foco da CI, como exemplo das práticas isoladas do profissional.
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No projeto anterior (2004/2009) encontram-se os argumentos teóricos baseados na importância do estudo do fenômeno da informação na sociedade contemporânea, dando ênfase aos registros das informações, no enfoque dos referentes dos contextos sociais, do papel das instituições identificadas na comunidade como a guarda e preservação da memória.
Nos Museu Histórico e no Museu do Café, situados no Campus da USP, realizamos exercícios de estudos das correspondências, relatórios e da representação da informação no âmbito do colecionismo. A análise documentária objetivou identificar a representação da documentação (textual dos catálogos manuscritos) e partiu da linha de pesquisa da Organização da Informação. O projeto de pesquisa e docência buscou também dar continuidade às pesquisas iniciadas no campo da memória do colecionismo, a partir de 2005. Dialogou com o desenvolvimento do doutorado, a partir da orientação do Prof. Dr. Eduardo Murguia (UNESP e USP/RP).
No âmbito da memória social e das instituições culturais surgidas do período cafeeiro, obtêm-se na pesquisa resultados da produção, da política e da cultura daquele contexto histórico. A proposta de desenvolvimento do método buscou apoio nas teorias da Ciência da Informação; nos contextos culturais e mediações informacionais realizadas nos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto.
Nas relações políticas, da ética e das representações (digitais da imagem e do texto) por razões históricas brasileiras não acredito na isenção ideológica das relações dos ambientes informacionais com as perspectivas econômicas da globalização. Assim como Almeida Junior (2005) compartilho as posições críticas e vejo como necessária a formação política dos discentes para compor uma sociedade fundada em princípios éticos.
[...] um avanço tecnológico que ameaça a milhares de mulheres e de homens de perder seu trabalho deveria corresponder outro avanço tecnológico que estivesse a serviço do atendimento das vítimas do progresso anterior. Como se vê, esta é uma questão ética e política e não tecnológica. O problema me parece muito claro. Assim como não posso usar minha liberdade de fazer coisas, de indagar, de caminhar, de agir, de criticar para esmagar a liberdade dos outros de fazer e de ser, assim também não poderia ser livre para usar os avanços científicos e tecnológicos que levam milhares de pessoas à desesperança. Não se trata, acrescentemos, de inibir a pesquisa e frear os avanços mas de pô-los a serviço dos seres humanos. A aplicação de avanços tecnológicos com o sacrifício de milhares de pessoas é um exemplo a mais de quanto podemos ser transgressores da ética universal do ser humano e o fazemos em favor de uma ética pequena, a do mercado, a do lucro. (ALMEIDA JUNIOR, 2005)
O projeto de pesquisa (2010/2012), imbricado no projeto de docência, procura aprofundar a relação da história institucional (documentação, acervo e práticas e representação remotas aplicadas pelas instituições patrimoniais), com as práticas atualizadas, ou não, da mediação e da recuperação da informação. Por isso, contamos com as parcerias entre os professores especialistas em Organização e Recuperação da Informação para o aprofundamento das ênfases do Projeto Pedagógico e o uso do documento textual e audiovisual. Embora o quadro abaixo não esteja completo, frente às necessidades do desenvolvimento das atividades pedagógicas, o seu objetivo é indicar os aspectos conceituais e bibliográficos no desenvolvimento do projeto futuro destinado ao programa das disciplinas do CID:
Disciplinas
e relação conceitual
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Documentação audiovisual
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Política e informação
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Mediação e recepção da informação
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Ética e informação
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Materiais de apoio didático
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Uso do documento textual e audiovisual.
Palestras e visitas institucionais
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Uso do documento textual e audiovisual. Palestras e visitas institucionais
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Uso do documento textual e audiovisual. Visitas institucionais e seminários
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Uso do documento textual e audiovisual. Palestras e visitas institucionais
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Bibliografia
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Pesquisa atualizada e complementar
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Pesquisa atualizada e complementar
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Pesquisa atualizada e complementar
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Pesquisa atualizada e complementar
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Corredorgrafia - as vias da história do café: mediação do objeto cognitivo para a Ciência da Informação
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Vertente da produção audiovisual na região de Ribeirão Preto,
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Vertente da política contemporânea na globalização e na região de Ribeirão Preto
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Vertente da produção da mediação cultural e institucional na região de Ribeirão Preto
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Vertente da postura ética profissional na região de Ribeirão Preto
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Vale lembrar que nesse caminho, já pude contar com a parceria do Prof. Joaquim Felipe (IBM) para informatizar o Museu da Medicina e criar “pontes” entre as áreas do Departamento de Física e Matemática, o curso de Ciências da Informação e da Documentação e o Centro de Informática (CIRP), e com profissionais em atividades no Campus para implementar três bancos de dados, com envolvimento de alunos em sua concepção, estágios e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os processos de aproximação entre áreas de humanas (CID, Ciência Social Aplicada e Exatas) devem respeitar as metodologias construídas nesta Universidade, ao conjugar as ações com as teorias de preservação e mediação.
3. Objetivos
O projeto atual intitulado A mediação da informação estruturada em instituições culturaisnecessitará de pesquisa de campo e verificação. As fases determinadas buscarão a análise, comparações teóricas e bibliográficas além de ater-se em ações necessárias para realizar proposições acadêmicas. A análise estará focada em diferentes níveis da mediação da informação nas instituições curadoras da memória ou que se caracterizem como extensões da guarda e preservação de acervos na região de Ribeirão Preto.
Os principais objetivos são: analisar os níveis de mediação e da apropriação da informação estruturados no âmbito institucional, governamental ou da sociedade civil, e estudar os processos da construção do conhecimento, ainda que necessite relativizar as informações registradas em suportes, a comunicação do sujeito na sociedade informacional, a interatividade humana nos processos de mediação do sujeito mediador com o universo informacional.
O projeto poderá ser aplicado em “pontos” institucionais das cidades da Região Administrativa de Ribeirão Preto, selecionadas a partir do critério do convite e aceite dos profissionais da informação. Não se trata de uma pesquisa quantitativa, mas reforça a aproximação de mediadores para reflexão dos projetos de mediação em vigência nessa região administrativa paulista. Com isso, também poderá considerar a experiência profissional já desenvolvida em CI e em outras áreas de apoio da Mediação da Informação, por profissionais da USP, UNICAMP e UNESP, entre outras experiências pertinentes.
Quadro de etapas de pesquisa e níveis da mediação
RA
Ribeirão Preto
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Instituições:
Histórico e condições econ. e sociais
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Arranjos documentais; microrresistências
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Verificação de mediações -
Modais
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Níveis de Mediação
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Municípios
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X Y Z
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Histórico
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A B C D E...
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País/Estado
cidade
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Localidades
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X YZ
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Níveis de gradações
- informação
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A B C D E...
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bairros
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Relação externa à instituição
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Acessibilidade,
Conectividade e interatividade
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oferta/conteúdo e da forma
- suportes
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Procura/
Acesso
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Procura/
Acesso
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Relação com disciplinas do programa CID
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Inclusão de estágios dos alunos do CID
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Desenvolvimento de pesquisa e projetos
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Desenvolvimento de pesquisa e projetos
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Demanda
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Mediar: papel e intervenção
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Histórico de participação
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Projetos executados e em desenvolvimento
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Raio de ação do mediador
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Transformação do conhecimento
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O projeto poderá contribuir com pontos para reflexão do projeto pedagógico em vigência e ênfases do curso na FFCLRP, considerando a bibliografia de apoio da linha de Organização da Informação e da Mediação da Informação.
4. Metodologia
Embora esse projeto esteja em processo de desenvolvimento, o presente texto apresenta perspectivas para o exercício profissional no período de 2010 a 2012, além das atividades acadêmicas (seminários, encontros, oficinas) que serão realizadas. Descrevo as etapas dessa pesquisa, a elaboração de argumentos teóricos e procedimentos de pesquisa como a aplicação de questionário para posterior compilação de dados, objetivos das avaliações quantitativa e qualitativa. Para tal estudo, pretende-se a formulação de estratégias de ação e propostas de intervenção nas instituições selecionadas no trabalho de campo.
A aplicação de questionário, instrumento tomado como um vetor, (anexo a esse projeto) alcançará determinadas questões na investigação, como as características formais, materiais e de conhecimento, a partir dos níveis da informação e da interatividade, da conectividade e interconectividade (SILVA, 2008) do sujeito-apropriante da informação. Pode-se verificar em Silva (2008) uma das vertentes do foco em proposição em que se considera a delimitação do tempo e espaço:
Para Barreto (2002), a relação da informação com seus usuários é uma das principais transformações provocadas pela sociedade eletrônica de informação. O autor explica que a delimitação de tempo e de espaço da informação favorece a interatividade e a interconectividade. Na interatividade, o receptor tem a possibilidade de apropriação e personalização da mensagem recebida e pode fazer trocas recíprocas de informações.
Na interconectividade o usuário pode ser o seu próprio mediador na escolha de informação, passando de um estoque de informação para outro, sendo o julgador da relevância do documento que procura. Tal agilidade e flexibilidade só foram possíveis com o avanço tecnológico. (SILVA, 2008)
Os conceitos de sujeito, interação, coletividades, apropriação e subjetividades, muitos vezes, simplificam a complexa relação do sujeito-usuário, no universo informacional. Desta forma, poderá ser afirmada que a organização e mediação da informação em ambientes complexos não conseguiram alcançar as necessidades do apropriante?
Em resumo, são determinados mediadores que elaboram as linguagens documentárias, as representações da memória e o domínio dos fluxos documentais dos contextos dos equipamentos culturais – bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação – que têm optado por adotar meios de comunicação virtuais, como canal adicional de comunicação com o usuário, em detrimento da preservação material dos acervos, ou da compreensão do sujeito-apropriante.
A complexidade característica da informação nos remete a racionalidade, conforme mencionado no texto anterior, por outro lado o sujeito cognoscente, entendido como o ator do processo, precisa exercer a mediação humana para se apropriar da informação. Essa mediação entre o sujeito cognoscente e o mundo com o qual dialoga é uma constante, e é a partir dessa interação que o conhecimento é construído e a ação é realizada. (VALENTIN, 2007).
Mediar e interferir: não se trata de verbos associados com as posições do emissor e do receptor. Os problemas situacionais fora e dentro da compreensão da informação – quer texto ou coisa – são problemas também ético-institucionais, no âmbito das contribuições do agente social, da transferência e transformação da informação. Como exemplo de problemas e situações, está na mediação do bibliotecário ou arquivista ou museólogo as atuações que exigem estar além da transferência da informação porque se relacionam diretamente com a capacidade do mediador compreender e posicionar-se nos contextos históricos, culturais, econômicos e, principalmente,da organização da informação em ambientes de diversos contextos.
Para que a mediação da informação interfira diretamente no comportamento informacional dos indivíduos, é necessário que ela faça parte da cultura organizacional/cultura informacional do ambiente organizacional, ou seja, é necessário que o agente mediador faça parte desta cultura. (CAVALCANTE, 2009).
Contudo, a correspondência direta entre cultura informacional, organização informacional e apropriante poderá ter a sua relação com o problema dos níveis da mediação da informação estruturada, partindo de vários pontos para obter uma visão panorâmica da qualidade necessária às intervenções do mediador, profissional dos campos da informação.
5. Cronograma 2010
ATIVIDADES/PERÍODOS (primeiro semestre de 2012)
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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Submissão de artigos para publicação
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X
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X
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Marcar entrevistas com proprietários de fazendas
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Instalação do servidor
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X
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X
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Coleta das entrevistas e análises de acervos
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X
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X
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X
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X
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Dados para indexação e vocabulário controlado
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X
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Análise das entrevistas
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X
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X
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X
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Elaboração do Relatório
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Submissão da proposta em janeiro de 2013.
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X
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Participação em Seminários, Congressos, com apresentação de dados analisados
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X
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X
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X
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Revisão do texto e entrega de relatório
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X
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ATIVIDADES/PERÍODOS (segundo semestre de 2013)
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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Submissão de artigos para publicação
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X
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Participação em Seminários, Congressos, com apresentação de dados analisados
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Prospecção de outras instituições
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X
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X
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X
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Aplicação do questionário/Termos
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Análise dos dados
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X
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X
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X
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Elaboração do Relatório Final
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X
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X
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Revisão dos textos para artigos
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X
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X
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6. Referências
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[2] Tabela 2. Distribuição do Va, por setor de atividade segundo grupos do PIB Municipal do Estado de São Paulo e da Região de Ribeirão Preto - 2007. (Fonte: Fundação Seade). [2]Dados disponíveis em
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The mediation of the information structuralized in cultural institutions
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